Novidades

HIFU: Opção para o tratamento do Câncer de Próstata sem Cirurgia

O tratamento não invasivo com HIFU (Ultrassom focalizado de alta intensidade) consiste em destruir a estrutura ou a parte acometida com câncer através de termo-ablação com ultrassom focado.

Ao contrário da radioterapia, as ondas de ultrassom são inofensivas, uma vez que não trata-se de radiação ionizante. Com a tecnologia de HIFU, as ondas são produzidas com maior intensidade e focadas para produzir um efeito terapêutico para o tratamento do câncer. Assim sendo o tratamento HIFU pode ser repetido sem aumento drástico de morbidade.

Atualmente essa técnica é utilizada apenas para tratamento de Câncer de Próstata. Com o HIFU, o Urologista faz um tratamento sob medida de acordo com a anatomia da Próstata, as escolhas do paciente e possíveis tratamentos que ele já recebeu anteriormente. O médico pode decidir em tratar apenas a área de tecidos cancerosos dentro da Próstata (tratamento focal) ou a próstata completa (tratamento radical), a fim de preservar o máximo possível da qualidade de vida, limitando o impacto nos tecidos circundantes e os danos na Ereção e na Continência Urinária.

Com dispositivos médicos de HIFU (Focal One®) é possível realizar primeiramente todo o planejamento do tratamento com com precisão milimétrica, através de seu sistema robótico.

Os efeitos secundários inerentes aos Tratamentos convencionais para Câncer de Próstata localizado são limitados quando o tratamento é feito por HIFU, pois há preservação de órgãos vizinhos, como o esfíncter urinário (responsável pela continência urinária) e os nervos responsáveis pela ereção.

O tratamento pode ser indicado para os pacientes que não são candidatos à cirurgia ou que a recusam e para os que possuem recidivas locais após radioterapia.