Novidades

Câncer de Próstata

Câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, uma glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.

Segundo o Ministério da Saúde, as estimativas apontam 68.220 novos casos em 2018 no Brasil. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos.

Não existe prevenção para o Câncer de Próstata, mas sim diagnóstico precoce. Nesse sentido, a consulta anual com o Urologista tem importância para a avaliação da saúde do homem e deve incluir o rastreio do Câncer de Próstata, que envolve a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico) no sangue e a realização do Toque Retal. Na presença de alguma alteração em um dos dois exames, estará indicada a biópsia da próstata em busca do diagnóstico.

O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. Esse efeito é conhecido como metástase.

Drº Bruno, mas afinal o que é a Próstata?

A próstata é uma glândula presente apenas nos homens, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). A próstata não é responsável pela ereção nem pelo orgasmo. Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. Em homens jovens, a próstata possui o tamanho de uma ameixa, mas seu tamanho aumenta com o avançar da idade, podendo provocar dificuldade para urinar, quadro que chamamos de Hiperplasia Prostática Benigna.

Que tipo de sintoma o paciente deve preocupar o homem, quanto ao Câncer de Próstata?

Geralmente o câncer de próstata é um dos que menos apresentam sintomas. Além disso, em muitos casos os sintomas acabam sendo confundidos com outras doenças. Geralmente, o tumor de próstata é detectado durante um check-up de rotina, e a doença começa a se manifestar já em estágios mais avançados, sendo os sintomas mais comuns:

  • necessidade frequente de urinar
  • dificuldade para começar ou interromper a micção
  • fluxo fraco ou interrompido de urina
  • dor ou ardor no canal
  • sangue na urina ou no sêmen
  • dificuldade de ereção
  • ejaculação dolorosa
  • dor frequente e rigidez na parte inferior das costas, quadris ou coxas

Quais homens possuem maiores chances de vir a ter Câncer de Próstata?

Os principais fatores de risco para o Câncer de Próstata envolvem a idade, sendo mais comuns em pacientes maiores de 65 anos; o histórico familiar que pode mais que dobrar a chance do indivíduo ter o tumor; a etnia, sendo mais incidente em indivíduos negros.

Mas afinal quando o homem deve procurar o Urologista?

Sempre digo que o Urologista deve acompanhar o homem desde que ele nasce. Voltado para a avaliação da próstata, pela Sociedade Brasileira de Urologia, temos a recomendação de realizar rastreio aos 45 anos, em homens com histórico familiar e/ou negros, ou acima dos 50 anos, nos demais indivíduos. Porém nada impede que façamos a avaliação mais precocemente, pois hoje já sabemos que homens com PSA <1ng/ml antes dos 40 anos tem uma chance menor de vir a ter Câncer de Próstata ao longo de sua vida.

E a elevação do PSA significa Câncer de Próstata?​

Nem sempre. O PSA é produzido pela Próstata, porém ele pode estar aumentado em qualquer doença da próstata que pode incluir a Hiperplasia Prostática Benigna, os quadros infecciosos da próstata, como as prostatites, entre outros. Desse modo, o exame isolado não diz muito, devendo ser interpretado de acordo com os sintomas do paciente, bem como de acordo com sua curva evolutiva ao longo do tempo, para dessa forma se optar por realizar uma biópsia ou não.

E qual a importância do toque retal?​

O toque retal ainda permanece como fundamental na avaliação prostática. A região da próstata que frequentemente está acometida pelos tumores de próstata pode ser tocada nesse exame. Sabemos que uma parte dos pacientes com Câncer de Próstata vai ter o PSA normal e o toque retal alterado, ou seja, nesses casos o urologista poderá palpar um nódulo, gerando um alarme que motivará uma biópsia da próstata. Infelizmente 2/3 dos homens nunca realizaram o exame de toque retal. E ainda pior, é fato que alguns desses tumores que apresentam alterações no toque com PSA normal, são indiferenciados, isto é, costumam ter comportamento mais agressivo.

E como é feito o diagnóstico de fato do Câncer de Próstata?​

O diagnóstico de certeza, será por meio da Biópsia Transretal da Próstata, ou seja, em caso de elevação do PSA ou alterações no exame de toque retal, a biópsia estará indicada para que seja realizada a análise microscópica do material da próstata. Em caso da presença de tumor, costumamos classificar a lesão de acordo com um Escore Chamado Gleason, através do qual, damos uma nota que varia de 6 a 10, snedo que quanto mais alto o valor, pior a agressividade da doença.

Na evidência da presença de Câncer de Próstata, quais as formas de se realizar o tratamento?​

Quando o paciente recebe o diagnóstico de Câncer de Próstata é importante avaliarmos se a doença está contida na próstata, se ela avança localmente próximo da próstata ou se ela já se disseminou a distância, as conhecidas metástases. Dada essas informações, poderemos discutir com o paciente avaliando riscos e benefícios, podendo se optar no tratamento por tratamentos como a Cirurgia, a Radioterapia, os bloqueios Hormonais, entre outros, sendo importante individualizar cada caso.

Qual orientação o senhor deixa para os nossos pacientes de Bauru e região?

Costumo dizer que a consulta urológica é muito mais que a avaliação da próstata. Trata-se de uma oportunidade do homem poder expor diversas situações da saúde masculina que por vezes se encontra comprometida. Somado a isso, a avaliação da próstata se torna fundamental pelos riscos desse tipo de Câncer e visto que, não possuímos prevenção para esse tipo de tumor, mas sim um diagnóstico precoce que pode mudar a história da doença. Nesse sentido, me coloco a disposição aos nossos pacientes para que venham conversar e tiar suas dúvidas relacionadas a um tema tão relevante que deve fazer parte da vida de todo homem.