Ministério da Saúde divulga a inclusão de exames pré-nupciais com teste genético, através do SUS

Na última segunda-feira (14), o ministro da Saúde, Ricardo Barros anunciou que o SUS (sistema único de saúde) irá oferecer um exame pré-nupcial aos casais que quiserem saber se existe risco de terem um bebê com uma doença genética.

Segundo o ministro, “…uma das nossas diretrizes nova será o exame pré-nupcial, que vai garantir o exame de compatibilidade genética para noivos, para que eles saibam da possibilidade de ter filhos com doenças raras…”.

Para a diretora do Laboratório Genos de Bauru, a farmacêutica-bioquímica Lívia Nardi Lopes, os exames pré-nupciais são importantes para que o casal possa conhecer e avaliar as possibilidades de gerar um filho com alterações genéticas.

Um dos exames realizados é o cariótipo sanguíneo, que permite a identificação de alterações numéricas e estruturais nos cromossomos. Estas alterações estão diretamente relacionadas a doenças como a Síndrome de Down, Síndrome do Triplo X, Síndrome de Turner entre outras.

Com estas informações em mãos, o casal será encaminhado ao aconselhamento genético que irá orienta-los quanto as condições ideias para a concepção.

 

Publicado em Centro de Diagnóstico Genético Marcado com: , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*